Vamos supor... que "são 6:00h da manhã e você precisa ir a escola. Se levanta e vai acender as luzes do quarto, mas...É impossível: o funcionamento de uma lâmpada incandescente envolve o aquecimento de um filamento de tungstênio num bulbo de vidro. Tanto a extração do tungstênio, a partir de seu minério, quanto a produção do vidro dependem de processos químicos.
Na hora de se arrumar para tomar banho e escovar os dentes, você não pode usar sabonete, xampu ou creme dental, pois todos são produtos da indústria química.
Você vai se vestir, colocar uma calça, um par de tênis, uma camiseta ... De jeito nenhum! Os corantes e os polímeros (náilon e poliéster) não existem sem a Química.
A sua mãe está esperando para levá-lo ao colégio de carro? Esqueça! Não há carro: o aço, o plástico, os vidros, os pneus e o combustível não estão disponíveis, pois não há indústrias químicas.
Como você teve de ir correndo ao colégio, isso lhe provocou dor de cabeça. Aguente firme, porque sem a Química não há nenhum medicamento para aliviar a dor. Na verdade, não há nem mesmo água potável para você tomar remédio, pois a água, para que possamos consumi-la, é tratada com várias substâncias químicas.
Acabou a manhã! Ufa! Que alívio...
Pelo menos a tarde vai ser legal. Você pode jogar futebol e relaxar, mas lembre-se: sem tênis e sem bola de couro ou plástico..."
E ai, o que achou? Que conclusões você chegou em relação a essa ciência?
Viveria sem ela?
USBERCO, J; SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, v.1, p.12, ed.12, 2006